
Este é um daqueles posts que provavelmente não interessa a ninguém, mas preciso de por a minha cabecinha a funcionar e como sempre, para mim, a melhor técnica é escrever!
Agora que estou na recta final da Licenciatura e o Mestrado está, para já, fora de questão, as pessoas começam a perguntar: E agora? E aborrece-me imenso dizer que o curso me desiludiu e não era nada do que estava à espera! Não quer dizer que não tenha gostado, porque aprendi imensas coisas novas e trouxe-me outra visão da vida! Mas não era de todo o que eu estava à espera! É um curso com unidades curriculares tão vastas que não traz especialidade em nada! Como costumo dizer: somos pau para toda a obra! Para mim a parte de Programação e Webdesign está fora de questão. Não tenho talento e não se adquire! Por mais que se queira acreditar nisso, não se adquire! Existe um cargo nas empresas multimédia que me atrai, o de Gestor de Projecto. Eu fiz uma cadeira que elucidava bastante esse cargo e adorei!
Ontem ao ler o caderno de emprego do Expresso, fiquei surpreendida por estarem a recrutar para um cargo de Gestor de Projecto na área de Multimédia, pessoas licenciadas em Engenharia e Gestão Industrial. E eu pergunto: o que é que estes senhores entendem de projectos multimédia que lhes permita comandar uma equipa multimédia quando não sabem distinguir linguagens de programação? Eu posso não ser a melhor programadora do mundo, mas tenho noções básicas de como se faz uma aplicação multimédia! E por noções básicas quero dizer noções avançadas relativamente a esse sector licenciado! É que provavelmente devem ser daqueles que dizem que até uma criança de 3 anos é webdesigner!
Enfim… continuando, esse é o cargo com o qual e identifico! Outra opção que surgiu foi o de ingressar no ensino. Ao que me consta sente-se uma enorme falta de professores de informática! Não era algo a que dissesse que não! Agrada-me a ideia. Mas descartar assim o curso para ensinar Word e Excel? Não sei não… Outra das certezas é a de tirar um CAP para dar formações, isso vai ter que ser e nem ponho em questão!
Adorava ingressar numa equipa multimédia, a ideia agrada-me, eu sei que o cargo de Gestor de Projecto não é fácil, mas é o único em que me revejo. E sei que exercem uma panóplia de funções que os outros acham “secante” e que, incrivelmente, me sinto à vontade para as fazer. Ser professora, por outro lado, é aliciante!
Mas como isto está, nem dá hipótese de escolher! É mandar currículos e inscrever-me nos grupos de recrutamento para dar aulas! E vou agarrar com unhas e dentes a oportunidade que vier! Em tempos de crise não dá para ser muito selectiva!
Brrr... O Norte em alerta laranja, again!!! :(