segunda-feira, 29 de março de 2010

E assim vai a cabecinha da E.


Este é um daqueles posts que provavelmente não interessa a ninguém, mas preciso de por a minha cabecinha a funcionar e como sempre, para mim, a melhor técnica é escrever!
Agora que estou na recta final da Licenciatura e o Mestrado está, para já, fora de questão, as pessoas começam a perguntar: E agora? E aborrece-me imenso dizer que o curso me desiludiu e não era nada do que estava à espera! Não quer dizer que não tenha gostado, porque aprendi imensas coisas novas e trouxe-me outra visão da vida! Mas não era de todo o que eu estava à espera! É um curso com unidades curriculares tão vastas que não traz especialidade em nada! Como costumo dizer: somos pau para toda a obra! Para mim a parte de Programação e Webdesign está fora de questão. Não tenho talento e não se adquire! Por mais que se queira acreditar nisso, não se adquire! Existe um cargo nas empresas multimédia que me atrai, o de Gestor de Projecto. Eu fiz uma cadeira que elucidava bastante esse cargo e adorei!
Ontem ao ler o caderno de emprego do Expresso, fiquei surpreendida por estarem a recrutar para um cargo de Gestor de Projecto na área de Multimédia, pessoas licenciadas em Engenharia e Gestão Industrial. E eu pergunto: o que é que estes senhores entendem de projectos multimédia que lhes permita comandar uma equipa multimédia quando não sabem distinguir linguagens de programação? Eu posso não ser a melhor programadora do mundo, mas tenho noções básicas de como se faz uma aplicação multimédia! E por noções básicas quero dizer noções avançadas relativamente a esse sector licenciado! É que provavelmente devem ser daqueles que dizem que até uma criança de 3 anos é webdesigner!
Enfim… continuando, esse é o cargo com o qual e identifico! Outra opção que surgiu foi o de ingressar no ensino. Ao que me consta sente-se uma enorme falta de professores de informática! Não era algo a que dissesse que não! Agrada-me a ideia. Mas descartar assim o curso para ensinar Word e Excel? Não sei não… Outra das certezas é a de tirar um CAP para dar formações, isso vai ter que ser e nem ponho em questão!
Adorava ingressar numa equipa multimédia, a ideia agrada-me, eu sei que o cargo de Gestor de Projecto não é fácil, mas é o único em que me revejo. E sei que exercem uma panóplia de funções que os outros acham “secante” e que, incrivelmente, me sinto à vontade para as fazer. Ser professora, por outro lado, é aliciante!
Mas como isto está, nem dá hipótese de escolher! É mandar currículos e inscrever-me nos grupos de recrutamento para dar aulas! E vou agarrar com unhas e dentes a oportunidade que vier! Em tempos de crise não dá para ser muito selectiva!
Brrr... O Norte em alerta laranja, again!!! :(
|imagem aqui|

8 comentários:

  1. Ao contrário do que tu pensas eu li o teu post. :)
    E se puder ajudar-te, ajudo na boa!Não estou a muito tempo na área mas estou o suficiente para te explicar algumas coisas.

    Aqui na minha empresa por exemplo, estamos divididos por equipas... a minha equipa, new media temos os web designers, os flashers e os programadores. Para a nossa equipa temos 4 accounts que é o que eu penso que chamas de gestor de projecto. Eles fazem a ligação entre os clientes e nós, vão a reuniões, gerem os websites... Não é assim tão secantecomo pensas pois vejo que elas trabalham imenso.

    Experimenta mandar o teu curriculo para aqui... o único senão é que fica em Lisboa!

    Outra coisa... eu também não gostei nada do meu curso... o verdadeiro curso começa com o primeiro trabalho e aí sim vais aprender muito! Porque não tentares um estágio profissional? Ganhas bem e aprendes imenso!

    Um beijo *

    ResponderEliminar
  2. Olá :)
    Obrigada pelas dicas! Ontem em conversa com um colega meu que trabalha numa empresa multimédia tb sugeriu o mesmo! Um estágio profissional, provavelmente vai ser essa a opção! Quando eu disse secante foi aquela parte de escrever relatórios a torto e a direito sei bem como essas pessoas trabalham. Esse mesmo colega é Gestor de Projecto. Têm horários completamente alucinantes!

    Obrigada pela disponibilidade em me ajudar :)

    Um Beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Não estou nessa Àrea, mas já estive assim. Também vou agora tentar arranjar estágio profissional, já que o trabalho não surge de outra maneira!!! :S Isto está muito complicado....


    Beijinhos e boa sorte!!!

    ResponderEliminar
  4. Acho que quando ingressares no mercado de trabalho vais tirar muitas dúvidas e perceber aquilo que gostas mais de fazer, e onde te mostras melhor profissional. Mas agora é como dizes, não podes ser muito selectiva, pois estás no início e as coisas não estão fáceis em termos de emprego. Bj:-)

    ResponderEliminar
  5. Com as licenciaturas de 3 anos, não saímos mesmo especialistas em nada... Por isso é que optei pelo mestrado.
    Mas se já te queres "mandar aos leões", força nisso ;) E também acho que Gestão de Projectos é uma área interessante.
    kiss

    ResponderEliminar
  6. xana: É bem verdade! Está mau por todo o lado! Boa sorte para ti tb*

    Rita: Tenho esperança que sim... A faculdade é óptima de se fazer mas a verdadeira aprendizagem é acontece aquando a prática :)

    Mi: Como ainda não sei no que quero fazer mestrado n me vou meter já nisso vou esperar para ver qual é realmente a minha praia e depois especializo-me nisso :)

    Um Beijinho*

    ResponderEliminar
  7. Tive gestão de progecto mas nada de webdesign mas sim na vertente de projecto de planeamento estrategico :P Não percas é a esperança de arranjares um emprego que gostes :)

    Bjokas*****

    ResponderEliminar
  8. *C*inderela: Se há coisa que eu não perco é a esperança e os sonhos :) Obrigada querida!

    Um Beijinho*

    ResponderEliminar