quarta-feira, 10 de março de 2010

Divagando sobre o meu trabalho...

Estava eu a dizer que não tinha a mínima vontade de trabalhar! Mas agora que estou a fazê-lo resolvi partilhar convosco a problemática com a qual estou a lidar! A internet do sistema prisional português. Parece-me um tema interessantíssimo que divide opiniões!

Eu própria, desde que estou com este trabalho em mãos, já me deparei com imensas opiniões! Já estive em pleno desacordo, achando incrédulo e inadmissível que os reclusos tivessem acesso à internet! Mas se pensarmos bem, se houver segurança e uma boa filtragem no sistema informático, não seria de todo má ideia! Tenho lido documentação que me deixa inclinada para os dois lados, li notícias abismais de que o facebook tinha eliminado 30 páginas pois eram utilizadas por reclusos para "negócios", mas também já li teses que quase me levaram as lágrimas aos olhos, só de pensar na vida destas pessoas quando saem da prisão!

A falta de auto-estima, o bater das portas quando se procura emprego, a falta de formação, tudo me leva a crer que a tecnologia seria uma boa arma de esperança para a não reincidência criminal. Mas se faltam oportunidades aqueles que nem perto passam de um estabelecimento prisional, que fará aqueles que passam anos lá dentro. Serão sempre os últimos contemplados!

Uma coisa é certa, este segmento social, com certeza, se propunha a executar trabalhos que outros (pela rica recompensa que recebem do subsídio de desemprego) seriam incapazes, porque quando se fala em emprego, excluiem-se aqueles que, socialmente, não são empregos "que se apresentem"!

E é assim que vamos vivendo...

8 comentários:

  1. Eu acho que não devem ter internet..se eles estão presos por alguma coisa é...um dia destes vamos lhes dar um pc a cada um, uma x-box e sabe-se la mais o quê!!

    Eles estão a comprir pena e a intençao é castiga-los e priva-los da liberdade!!

    A prisão não pode ser um campo de ferias!!

    Mas isto é so a minha opinião!!

    ResponderEliminar
  2. LOL! Uma x-box havia de ser divertido! Mas é como digo eu não me consigo decidir! Umas vezes penso o mesmo que tu, outras vezes até acho que tenho pena! Enfim...

    Um Beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Carrie: Acabei de escrever no trabalho essa problemática das redes sociais! É impensável que eles tenham acesso a qualquer uma! Isto virava uma autêntica selva!

    Um Beijinho*

    ResponderEliminar
  4. Na minha opinião não deveriam ter internet! É um luxo para quem está preso, que não faz sentido. Há telefones para eles comunicarem com a sua familia e na minha opinião a internet não é um bem essencial. Mas entendo o teu dilema, pois estão completamente isolados do mundo, sendo mais dificil a sua integração.

    beijinho grande*

    ResponderEliminar
  5. Olá C, antes de mais bem-vinda ao meu espacinho :)
    O pior de tudo é que há presos e presos não é? Há aqueles que se arrependem e aqueles que buscam a reincidência! Este assunto é muito pouco discutido em Portugal! Posso dizer que é imensamente difícil encontrar documentação científica ligada a este problema!

    Um Beijinho*

    ResponderEliminar
  6. REalmente concordo...zero de internet !
    Eh pá, que leiam, que estudem, que vejam TV, filmes o que seja. Se não, qualquer dia estamos a comentar um blog (e logo a criar amizade) e sabemos lá se ñ é um preso que nos quer fazer com que nos apaixonemos e depois vem viver às nossas custas !!
    Muito perigoso :P

    Estou a brincar, como é claro, mas ñ acho que devam ter acesso. Isso iria dar acesso ao mundo exterior que está tão longe deles...

    Muáh e boa sorte*

    ResponderEliminar
  7. Não conheço a fundo essa problemática do acesso à Internet nas prisões. Mas, pensando assim por alto, até estou de acordo com o acesso, mas altamente controlado. Fica é sempre aquela dúvida de se é ou não possível controlar eficazmente a rede.
    Mas no que diz respeito à reinserção social, também partilho dessa preocupação, acho que toda a gente tem direito a uma segunda oportunidade, daí ser contra todas as hipóteses que colocam de divulgar listas com as fotografias dos criminosos, ou moradas (como acontece nos EUA).
    Mas, actualmente, acho que a maior preocupação a esse nível é mesmo que eles cumpram, efectivamente, as suas penas. Porque a eficácia da justiça em Portugal anda pelas horas da morte.
    kiss

    ResponderEliminar
  8. Palavra já Perdida: O que me ri com o teu comentário querida! Claro que os filtros seriam uma solução a adoptar. A minha dúvida impera é no facto desses filtros serem realmente "filtrantes"

    Mi: É nisso que temos que ter em atenção! Mas até lá muita água vai correr e parece-me uma realidade imensamente distante!

    Um Beijinho*

    ResponderEliminar