terça-feira, 27 de julho de 2010

Escolhas...


Chega a pergunta que todo o recém-licenciado faz: E agora?
Eu sei que trabalhar numa empresa multimédia não é o que eu quero neste momento. Não domino programação. Não domino desenho gráfico. Apesar de ter adorado tudo o que aprendi, não me sinto preparada para assumir o controlo nessas duas áreas.
Surgiu a opção de dar aulas. Dar aulas de TIC. É um desafio e eu sinto que o quero. Senti afinidade com a ideia desde que ela me foi apresentada. Neste momento há uma grande falta de Professores na área das TIC. E mesmo que o meu curso não tenha a ver com ensino surgiu esta oportunidade. E para agarrá-la, tem que ser agora.
Mas ninguém garante que eu fique perto de casa. Tem as suas probabilidades. Mas ninguém garante. Desde pequenina que eu sonhava tirar o curso e ir para fora trabalhar durante um ou dois anos. Neste momento receio, até, ter que ir para o Alentejo ou para o Algarve. Eu sei que são escolhas. Eu sei que a minha vida profissional neste momento impera sobre tudo. Eu sei que é essa a prioridade correcta. Mas parece-me tão difícil ter que chegar a casa num dia de cão (como nós sabemos) e não ter ninguém ali perto com quem falar. A quem abraçar e ficar com aquela sensação de que tudo se vai resolver. Eu sei que sou forte o suficiente para enfrentar essas adversidades todas, mas custa. Custa ter que deixar um namorado para trás, apesar de ele dizer que me apoia em qualquer decisão que eu tome. Até posso estar a fazer uma antecipação desnecessária, mas a verdade é que gosto sempre de me preparar para o pior. Mesmo mantendo vivo o optimismo de que eu vou ficar por aqui. Embora haja outra parte de mim que queira ir e queira crescer.
Restam-me escolhas.
There is no plan B! Ou talvez haja e mandar currículos para empresas faça parte dele.
|imagem aqui|

11 comentários:

  1. Não podemos ter medo de arriscar. Temos que saber escolher o melhor para nós e o que nos realiza. Boa sorte. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Estamos a atravessar uma época em que não dá muito para escolher, principalmente para quem está a começar...

    Agarra todas as oportunidades, atira-te de cabeça que irás ser recompensada ;)

    ResponderEliminar
  3. Eu também estava cheia de dúvidas e medos quando terminei a licenciatura... E foi por isso que resolvi meter-me no mestrado. Até porque com bolonha a licenciatura perdeu o estágio, e ir para o mercado trabalho sem isso pareceu-me demasiado assustador. Mas quando terminar o mestrado tenho vontade de ir trabalhar para longe. Arrisca :)
    kiss

    ResponderEliminar
  4. Parabéns!!
    Há que arriscar, não se pode parar, a vida é mesmo assim.
    Temos sempre medo do desconhecido, mas temos que aproveitar tudo ficamos sempre a ganhar, que mais não seja experiência.

    Beijinho e felicidades

    ResponderEliminar
  5. Querida, vais ver a solução vai cair-te pronta no colo!

    Vai aparecer no moemnto ideal a solução adequada ao momento!

    Boa sorte!
    Bjo

    ResponderEliminar
  6. Quando acabei o estágio, mandei candidaturas espontanêas para tudo quanto era lado. Enviava cerca de 30 currículos por dia, mas onde tenho arranjado sempre empregos é no Expresso Emprego. Boa Sorte! Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Tens de perceber se estas disposta a isso tudo para decidires. Acho que e uma das decisoes mais dificeis da vida quando ninguem nos pode ajudar, mas vai correr tudo bem :)

    Boa sorte*

    ResponderEliminar
  8. Decisão difícil, desejo-te sorte a tomá-la!
    Vais ver que corre bem ;)

    Meg

    ResponderEliminar
  9. A vida é mesmo assim.. feita de escolhas. E, por vezes, determinadas escolhas, trazem grandes mudanças... mas desde que se mude para melhor, tudo vale a pena!

    Parabéns por teres terminado com êxito a tua licenciatura e desejo-te toda a felicidade e sucesso do mundo!

    Beijinhoo***

    ResponderEliminar
  10. Pois é, essa coisa das escolhas é lixada... porque quando se opta por uma coisa, está-se a 'perder' a outra. Perder é uma palavra um bocado forte, nada é irreversível, ou quase nada, pelo menos. Podes sempre dar uns passinhos em frente e, se decidires que não estás ainda segura, dás um para trás. :) Tal e qual como quando somos bebés e aprendemos a dar os primeiros passos.

    Aqui é igual. Já somos 'grandes', mas existem passos que ainda não sabemos ou não somos capazes de dar. Mas apoia-te nos que mais te amam, nas pessoas importantes que não te vão deixar cair! :) E olha, se caíres... levantas-te! É mesmo assim que tem de ser.

    Li uma frase um dia já não sei bem onde, mas dizia: 'Crescer é como cair, necessita-se de amparo.'
    Caramba... e hoje vejo que é bem verdade. E nós estamos sempre a crescer, não se chega a 'ser crescido' e já está! Não é um fim, mas um percurso em si.

    Seja qual fôr a tua escolha, é TUA (e eu sei como pode soar um pouco assustador essa noção de termos de ser só 'nós', sem rede, a tomarmos conta de tudo) e só tu podes decidir o que é melhor para ti!

    Força, desejo-te muito sucesso! :)

    Beijinhos***********

    ResponderEliminar
  11. Obrigada minhas queridas! É por isso que é sempre bom vir desabafar aqui :)

    Um Beijinho a todas!

    ResponderEliminar