domingo, 2 de maio de 2010

O fim de um começo...


A pequenina E. sempre soube o que queria! Sim! Em tempos era a única no grupo de amigos a afirmar que ia para a Universidade. Um sonho. Quando conto que entrei no Secundário a pensar na média para entrar para a Universidade, os meus colegas pasmam-se porque para eles era só borga. Eu amei cada dia de escola. Desde os mais fáceis aos mais difíceis. Os resultados, quer os negativos, quer os super positivos. Tinha os meus calcanhares de Aquiles. Mas tinha as disciplinas em que era boa e ninguém era melhor que eu. Consegui entrar na Universidade. Porém, não era aquilo que eu queria e em Janeiro desisti. Orgulho-me da minha escolha. As pessoas dizem que não se deve desistir, mas quando sabemos que é a melhor opção é o que nos resta fazer. No ano seguinte mudei-me para Aveiro. Já adorava a cidade. Passei a amar! Passei a viver os melhores dias de realização pessoal. Estar num curso que até me revia, apesar de não ter sido a primeira opção, deixou-me feliz. Passei por tudo. Êxitos, derrotas, injustiças. Mas dei a volta e aqui estou eu…
Aqui estou eu, que apesar de não ter a certeza do que vou fazer, amei cada coisa que aprendi aqui. Cada lição a nível pessoal e profissional. Aprendi tanta coisa, mas tanta! E gostei tanto de aprender. Pensar nisto como um final deixa-me com as lágrimas nos olhos! Foram 16 anos. A vida vai-se renovar e eu vou aprender ainda mais. Eu sei que quem já passou por isto entende-me, perfeitamente. Estou feliz, mas com um medo miudinho de enfrentar o mundo. Vou ser eu… apenas eu. O percurso de uma vida académica está a chegar ao fim. Estou feliz! Estou triste! Agridoce, este sabor! A esta altura estou na minha Benção de Finalista. A festejar a minha vitória sobre todos os desafios. Orgulho-me da pequenina E. De ela ter sido tão importante e decisiva neste percurso. Os sonhos de uma criança são sempre respeitáveis. E eu cumpri. Mas ainda não cheguei ao fim…
Resta-me agradecer: Obrigada a todos os que passaram pela minha vida ao longo destes 16 anos. Com quem aprendi, com quem sorri em cada vitória, com quem chorei em cada derrota, com quem lutei em cada desafio, a quem eu amei e já não está na minha vida. A quem eu amo e contínua ao meu lado após estes anos todos. A ti A., meu apoio sempre incondicional e minha amiga desde o primeiro dia de escola, a ti H. pelos sonhos que partilhamos, a ti C. que desde o primeiro momento de Faculdade te uniste a mim. Podia arrepender-me de algumas coisas que fiz. Mas não. Nada me parece errado. Desenhei a minha vida, ouvindo o meu coração. E hoje não me arrependo. De nada. À minha família, porque sem ela não teria conseguido. À minha mãe que sempre zelou pelo meu caminho. Ao meu pai que sempre me ensinou a querer mais. Eu sei que a família está orgulhosa. Mas ninguém está mais orgulhoso que eu mesma. Obrigada a mim por ter lutado sempre. E hoje renovam-se sonhos. Renovam-se ambições. Desejos. Eu, renovo-me, a mim.
|imagem aqui|

8 comentários:

  1. Muitos muitos parabéns!!
    Desejo-te felicidade e muitos sucessos nesta tua "nova vida" que agora começa.


    (no 1o parágrafo, parecia que estava a ler a minha própria consciência; identifiquei-me com quase tudo)

    ResponderEliminar
  2. :) Percebo mesmo tudo o que escreveste. Estava a ler o teu texto e a rever-me em cada palavra :) Boa sorte para este nova fase. bjinhos*

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns :D
    Revi-me muito no que escreveste! Também eu vou ter a minha benção para a semana! Amo o meu curso de paixão, mas depois de 16 anos a estudar é muito assustador chegar a este patamar, sem saber o que se segue!

    bjnho*

    ResponderEliminar
  4. Muitos parabéns e boa sorte para esta nova fase...

    Beijinhos enormes

    ResponderEliminar
  5. Hoje estive lá. Naquela Alameda especial a apoiar a mana e a reviver momentos especiais já vividos também por mim.
    Parabéns e boa sorte nesta nova etapa aliciante. Não te esqueças "Voa bem mais alto...". :)

    Beijinho com carinho

    ResponderEliminar
  6. Estou aqui para partilhar ainda mais sonhos ctg!
    Porque acredita qu isto é só o começo de uma nova etapa que pode ser complicada mas também é boa.

    Beijo

    ResponderEliminar
  7. Muitos parabéns!!!
    Tenho andado longe do pc, só agora vi este teu post. Mas mais vale tarde que nunca!!
    Muitas felicidades nesta nova etapa da tua vida!!

    Beijo e abraceijo

    ResponderEliminar
  8. Parabéns, que a pequenina E. continue a sonhar sempre!Sonhar é o primeiro passo para a concretização. *

    ResponderEliminar